A Confraria Marítima

Se ainda não tem o seu cartão, peça já pelo formulário deste site. A Confraria está a estabelecer protocolos com várias entidades. Conheça aqui as vantagens que já existem.

Confraria Marítima – Liga Naval Portuguesa

Foi por iniciativa de um Capitão brasileiro de Marinha Mercante, Capitão de Longo Curso, tal como a memória de “Os Velhos Marinheiros” de Jorge Amado nos revela, que nasceu a nossa Confraria. Escalando, pela sua primeira vez, Leixões, terá procurado saber onde ficava a Confraria Marítima, tendo ficado muitíssimo surpreendido por ter concluído não haver qualquer associação de marinheiros desse tipo nem em Leixões, nem em Portugal, país de Marinheiros!

Foi ele o nosso saudoso associado Cmdt. Fernando Abel da Costa que, passado pouco tempo e tendo contactado congéneres portugueses, entre outros os Cmdt. José Castro Centeno, Almirante Henrique Alexandre da Fonseca, Capitão de Marinha Mercante Joaquim Bertão Saltão e o brasileiro Eng. Josué Sabino de Souza Júnior, logo estes três últimos trataram, legalmente, e aos 18 dias do mês de Dezembro do ano de 2009, há quase 14 anos, de constituir a Confraria, com o exarado propósito de promover e divulgar actividades relacionadas com o MAR, numa perspectiva abrangente, nomeadamente com caracter social, cultural, técnico e científico”.

Cresceu e navegou a Confraria, comandada até 2019 pelo V/Alm. Alexandre da Fonseca, como Presidente da Direcção, e desde 2019 até ao presente, pelo C/Alm. Bossa Dionísio, embarcando muitos dos seus associados que, atraídos pelos propósitos, fins e dinâmica da associação, se sentiram irmanados nos seus desideratos e com ela têm vindo profusamente a trabalhar e a contribuir.

Porque a Liga Naval Portuguesa se havia auto-suspendido nos anos 40 do século XX, e para que o seu património imaterial, de imenso valor histórico, se não perdesse, o seu então e actual Vice-presidente, Cmdt. Joaquim Monteiro Marques, Capt. MM, propôs aquela Direcção, submeter à Assembleia Geral de 2019 a integração da “Liga Naval Portuguesa” na Confraria Marítima, tendo a proposta sido aprovada por unanimidade. A denominação final e actual, passou, pois, a ser “Confraria Marítima de Portugal – Liga Naval Portuguesa”, como hoje está legalmente registado.

As Histórias fazem-se… historiando, e são muitas, já, as palestras, deslocações nacionais e estrangeiras, eventos e visitas a diversos locais ligados ao Mar que temos feito, e que têm constituído um sucesso relativamente aos objectivos propostos. Mas uma associação, qualquer que seja, vive maioritariamente dos seus associados, e não pode viver sem eles. E é por isso que, no final desta breve estória, deixamos um desafio aos Homens e Mulheres que, se nos estão a ler, é porque têm os mesmos nossos interesses: venham navegar connosco nesta nossa Confraria Marítima – Liga Naval Portuguesa! Verão que vale bem a pena!