A Confraria Marítima
Ser Membro da Confraria
Ser Confrade da Confraria Marítima de Portugal – Liga Naval Portuguesa (CMP-LNP) é um encontro de vontades, o consolidar de relacionamentos de amizade entre pessoas de alguma forma ligadas ao Mar, rendidas à paixão inspiradora da vida marítima que já tiveram e que pretendem continuar a ter.
Sempre que os Confrades se juntam estão a cimentar a solidariedade e confraternização de todos que desejam o efetivo aproveitamento do potencial marítimo, de uma forma ecológica e sustentável, preservando a enorme riqueza que é o Mar, base da sustentabilidade da vida na Terra.
A admissão de novos Confrades é decidida em reunião da Direção, mediante proposta de pelo menos dois Confrades ou de um dos membros dos Corpos Sociais, acompanhada por um curriculum vitae do candidato.
Podem ser Confrades efetivos os indivíduos ou instituições públicas ou privadas, nacionais ou dos países lusófonos, ou outros estrangeiros, que por motivo da sua competência ou atividade contribuam para a concretização dos objetivos da CMP-LNP.
Com base nos elementos fornecidos pelos proponentes, e outros elementos eventualmente disponíveis, a Direção avalia as capacidades e competências dos candidatos que possam contribuir para a concretização dos objetivos da CMP-LNP, os quais se podem sintetizar em promover e divulgar atividades relacionadas com o Mar, numa perspetiva abrangente, nomeadamente de carácter social, cultural, técnico e científico.
Após o candidato ou candidata ter sido aprovado para Confrade ou Confreira em reunião da Direção, exarada em ata, o Presidente da Direção comunica-lhe este facto por escrito, com informação aos Confrades proponentes, sendo solicitado ao candidato ou candidata uma resposta escrita que mencione de forma inequívoca a sua aceitação, após o que, é transmitida informação acerca da CMP-LNP, nomeadamente os Estatutos e o Regulamento Interno, o que habilita a saberem os deveres e os direitos dos Confrades, bem como os valores da joia e das quotas anuais.
A adesão à CMP-LNP é formalizada numa cerimónia de acolhimento ou entronização, onde é entregue o Colar de Confrade, um diploma de mérito, uma gravata para os Confrades e um lenço para as Confreiras, assim como de um pin para a lapela. Presentemente a joia importa em 80€. O valor atual da quota anual é 40€, a pagar no mês de janeiro de cada ano.
O Colar de Confrade deve ser usado pelos Confrades durante as Assembleias Gerais e nos eventos de maior formalidade, nomeadamente quando os Confrades estão em atividades em representação da CMP-LNP. É constituído pelo emblema da CMP-LNP, que pende de uma fita bicolor em azul-escuro e branco.
O Traje de Confrade (opcional) é composto por uma capa em azul-escuro, com uma gola da mesma cor debruada a ouro, e um chapéu de cor azul-escuro também debruado a ouro. A gravata ou lenço e o pin de lapela são de uso recomendado com traje de passeio.