Notícias

X Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo, 30 de junho

09/08/2024

A convite da Associação Âncoras, e do nosso ilustre confrade Coronel Alpedrinha Pires, a Confraria Marítima- Liga Naval Portuguesa fez-se representar no X Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo.

Esta representação incluiu o embarque do presidente da direção, António Bossa Dionísio, e do tesoureiro, João Rodrigues Gonçalves, no Varino LIBERDADE, propriedade da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, para realizar a última pernada do cruzeiro, entre a Doca da Marinha e a Marina de Oeiras.

Sob a direção do Mestre Luís Godinho, o Varino navegou em companhia com o Bote LEÃO do Seixal e com a Canoa ALMA DO TEJO, de Oeiras, as três, embarcações tradicionais da Marinha do Tejo.

A bordo da bonita ALMA DO TEJO, seguiu o andor e a imagem de Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo, liderando a procissão fluvial.

Na marina de Oeiras, teve lugar o encerramento formal do X Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo – em cerimónia conduzida pelo Padre Nuno Westwood, da Paróquia de São Julião da Barra – que incluiu bênção de capacetes dos motards, folclore, fanfarra, e um convívio promovido pela Câmara Municipal de Oeiras.

A Confraria Marítima – Liga Naval Portuguesa agradece o honroso convite à Associação Âncoras e à organização do X Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo, manifestando o reconhecimento de ter podido participar em tão significativa atividade.

As senhoras na proa do Bote Leão

Decoração na proa do Varino Liberdade

O Varino Liberdade atracado na Marina de Oeiras

Meninas do Grupo Folclórico dos Avieiros do Tejo

Meninos do Grupo Folclórico dos Avieiros do Tejo

A Canoa Alma do Tejo

António Bossa Dionísio à conversa com o Mestre Luís Godinho, a bordo do Varino Liberdade.

O confrade Alpedrinha Pires e Ana Palinhos da Associação Âncoras