Notícias
Confrades António Bossa Dionísio e Francisco Quiroga Martinez Condecorados com a Medalha Cruz de S. Jorge, 1ª Classe
23/11/2022
O edifício do Comando Operacional da Madeira (direitos reservados)
Em cerimónia ocorrida no dia 28 de outubro de 2022 no Comando Operacional da Madeira, foi imposta a condecoração da Medalha Militar Cruz de São Jorge, 1ª Classe, aos nossos ilustres confrades António Bossa Dionísio, atual presidente da Direção, e Francisco Quiroga Martinez, grão-mestre da Cofradia Europea de la Vela.
O Contra-almirante António Bossa Dionísio, através das suas vivências no desempenho dos cargos de Diretor do Museu de Marinha e de Diretor da Comissão Cultural da Marinha, ou ainda do exercício das funções cívicas de dirigente associativo da Confraria Marítima de Portugal – Liga Naval Portuguesa, conhece bem, interage e apoia, com muito empenho, os dirigentes do Corpo dos Cadetes do Mar e da Liga dos Reservistas de Portugal – Reserva Voluntária, duas organizações de cariz cívico e patriótico que promovem o exercício de uma cidadania ativa.
No contexto da Confradia Europea de la Vela, na qual foi escolhido para Vogal do órgão diretivo designado Tabla, o Contra-almirante Bossa Dionísio tem dado um importante contributo para a promoção da Vela, o desenvolvimento da Cultura Marítima e o conhecimento do Mar, muito particularmente pelo seu envolvimento na coordenação organizativa e executiva da Regata Discoveries Race, já com três edições, através das quais se pretende homenagear Portugal e a Espanha, principais países descobridores, e as respetivas Armadas.
Com o seu contributo tem sido possível promover o intercâmbio desportivo e cultural, bem como fomentar o entendimento e a amizade entre comunidades, particularmente a comunidade da náutica de recreio de Portugal e da Espanha, para o que tem sido muito importante a participação de veleiros de ambas as Armadas.
O Capitán-de-Navío Francisco Quiroga Martinez projetou e construiu em 1975 um veleiro de 36 pés para uso próprio, chamado Feito na Casa.
Foi fundador e diretor da Cooperativa da Construção Naval Cofede, que foi posteriormente absorvida pela ASTAFERSA Astilleros Ferrolanos, pioneiros em barcos desportivos, fundador e presidente das Empresas Gairesa e Teimper, para o fabrico e aplicação de resinas epóxi e poliuretano, presidente da Federação Galega de Vela, membro do Conselho de Administração da Real Federação Espanhola de Vela.
Coordenou a preparação do barco WOR 60 “Galicia 93-Pescanova” para a regata de volta ao mundo em 1993, foi membro do Comitê Internacional dos Jogos Náuticos Interceltas, foi presidente da Associação Ferrol da cidade de Ferrol, da qual foi fundador.
Foi presidente do Comitê Organizador dos “Jogos Interceltas de 1997” em Ferrol, da Comissão Organizadora do “I Congresso de Cultura Celta”, do Congresso “Os Celtas da Europa Atlântica”, da Concentração de Grandes Veleiros – “Xacobeo 99” e dos “Jogos Náuticos Interceltas de Salnes” em 2004. Foi vice-presidente da Associação para o Desenvolvimento do Turismo Desportivo e Náutico da Província de Lugo, conselheiro dos “Portos da Galiza, fundador da Cofradía Europea de la Vela, da qual é Grão-mestre desde fevereiro de 2008. Em agosto de 2010 foi nomeado presidente do Comitê Internacional dos Jogos Náuticos do Atlântico. Desde 5 de junho de 2015 é Confrade da Confraria Marítima de Portugal – Liga Naval Portuguesa.