Notícias
19/10/2026
24/09/2026
14/09/2026
14/07/2026
24/09/2026
19/10/2026
Jantar-Debate na Messe da Marinha, em Cascais
19/10/2026

“Do Mar que temos ao Mar que queremos” – A Confraria-Liga Naval reuniu-se em Cascais para ouvir a mensagem do Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Doutor Salvador Malheiro.
No recente dia 7 de outubro, a nossa Confraria Marítima de Portugal – Liga Naval Portuguesa (CMP-LNP) voltou a reunir um apreciável número dos seus confrades para mais um tradicional jantar de convívio, desta vez na Messe da Marinha de Cascais.
Do programa, para além do reatar das conversas deixadas a meio desde o último jantar, constavam uma palestra do Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Doutor Salvador Malheiro, a apresentação formal da atual Direção da Confraria presidida pelo Engº Nuno Santos, e a entronização de quatro novos confrades: Engª Marisa Lameiras, Cte. Carlos Renato Seabra, Cte. Dário Precioso e Dr. Riccardo Sciolti.
A palestra do ilustre governante foi, como é de seu hábito, precisa e vibrante, informando sobre o muito que se encontra em execução no domínio do Mar, com relevo natural para o sector das pescas, mas igualmente noutros setores, como na transição energética, construção e reparação naval, náutica de recreio, etc.
A apresentação da atual Direção por parte do Presidente, fez-se acompanhar de um sucinto programa de intenções e de realizações previstas, com destaque para uma visita à ETERMAR, um relevante empreiteiro de obras marítimas, sediado em Setúbal, já no próximo dia 21 de outubro.
Finalmente, no que toca à cerimónia de entronização, esta adotou um novo formato, o qual, sem abdicar da indispensável solenidade, permitiu um ganho de tempo traduzido em convívio, que se estendeu até ao encerramento, escadaria abaixo, conforme se pode constatar na fotografia de grupo.








