Notícias
04/03/2025
07/05/2024
28/10/2022
04/03/2025
Adriano José Alves Moreira (1922 – 2022)
28/10/2022

A Confraria Marítima de Portugal – Liga Naval Portuguesa está de luto.
Com a morte do Senhor Professor Doutor Adriano José Alves Moreira, ocorrida no passado dia 23 de outubro, com 100 anos de idade, perde-se uma grande referência moral e cívica, por quem todos tinham o maior respeito.
A Confraria-Liga Naval teve a honra e o privilégio de o ter como Confrade Honorário, desde 6 de fevereiro de 2015.
Transmontano sem ressentimentos, democrata-cristão, professor catedrático, mestre de muitas gerações, estudioso de política internacional, teve Portugal, a Língua Portuguesa e o Mar como três peças essenciais do seu pensamento. O seu ideário foi profundamente influente e tem levado muitos a pensar o Mar como uma janela de oportunidade para Portugal.
As distinções e homenagens que justamente recebeu de instituições nacionais e estrangeiras, são inúmeras e altamente prestigiantes, incluindo a “espada de honra” de Almirante Honorário da Marinha Portuguesa.
Curvamo-nos perante este grande Homem e nosso muito querido Confrade.
Que descanse em paz.
(Ass. António Bossa Dionísio, Presidente da Confraria Marítima de Portugal)