Notícias
Jantar-debate sobre “O Inovador Navio Multifunções da Marinha Portuguesa”
26/11/2022
Dia do Mar não foi esquecido e sim comemorado
A Confraria Marítima de Portugal – Liga Naval Portuguesa, que continua a cumprir o seu desígnio em proporcionar aos seus Confrades, e não só, a oportunidade de divulgar e dar a conhecer o que ao Mar diz respeito, oportunamente, reservou a alusiva data de 16 de Novembro, Dia Nacional do Mar, para o seu 65º Encontro, onde o tema versado distinguiu “O inovador navio multifunções da Marinha Portuguesa, o conceito, o projeto e as potencialidades para a participação da indústria nacional”.
O local para o encontro rumou a um inédito porto de abrigo para a nossa confraria. Desta vez, aportámos a Oeiras, no Templo da Poesia, onde nos foi proporcionado um aprazível e excelente auditório, capacitado tecnicamente para albergar confortavelmente as largas dezenas de participantes, que disfrutaram de condições audiovisuais de plena satisfação.
Coube a honra da abertura da cerimónia ao Presidente da CMP-LNP, Contra-almirante António Bossa Dionísio, que fez uma alusão à comemoração do representativo dia, e do significado da importância do projeto do navio multifunções, nos atuais e futuros objetivos para o Mar de Portugal e sua defesa ambiental e patriótica.
Designado pela Armada, instituição convidada, o orador foi o Contra-almirante Fernando Jorge Pires, responsável pelo lançamento no ”papel” deste novo conceito para a Marinha e para o País. Explicando a multifacetada ambição do projeto em embrião, mas já com aspirações bem definidas, concretas e agora vez apresentadas fora do círculo restrito dos seus mentores, criou inúmera curiosidade na assistência erudita, nomeadamente a comunidade empresarial do sector, que oportunamente aproveitou a ocasião para interpelar o apresentador, se elucidar e melhor ficar esclarecida dos futuros desenvolvimentos previstos, na concretização dos próximos e sustentados passos evolutivos. Terminada a sessão, a audiência, com satisfação, valorizou a direção da CMP-LNP pelo interessante tema, aguardando que o futuro resultado seja auspicioso para o País e para a Marinha.
Ainda no auditório, seguiu-se a cerimónia de entronização de quatro novos confrades, que abraçaram e juraram a sua fidelização ao Mar, empenho no seu engrandecimento e preservação como um Bem de Portugal e da Humanidade. Foram eles:
- Dra. Estefânia Carla Meireles;
- Dr. Carlos Vieira Anjos;
- Dr. Rui José Pereira Costa;
- Cmdt. Nuno Galhardo Leitão.
Terminados os pontos agendados de maior empenho do objetivo de âmbito náutico e da confraria, era chegado o momento de convívio social. Como é de apanágio, nada melhor que aquele seja feito de aconchego gastronómico, onde se aproveitou para interessantes conversas circunstanciais, que animaram o ambiente em todas as mesas dos participantes. No final, já se preconizava e desejava novo encontro para outra ação cultural e de convivo, em que o entusiasmo fosse, no mínimo, de igual satisfação.
Em conclusão, aproveitamos para agradecer à Marinha e ao Sr. Almirante CEMA o apoio dado na concretização desta muito relevante reunião, e adiantar que é nossa intenção continuar a promover os grandes projetos nacionais ligados ao Mar e, concomitantemente, proporcionar aos nossos confrades oportunidades únicas para troca de ideias e, como se diz, pôr a conversa em dia.
Temos sempre bons motivos para conviver. Subam a bordo!