Notícias
Confreira Filipa Soares Albergaria Promovida em Moçambique
31/01/2022

A Dra. Filipa Soares Albergaria, médica naval, foi recentemente promovida ao posto de Capitão-de-mar-e-guerra, conforme Despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, de 31 de dezembro de 2021
A nossa confreira está integrada no contributo de Portugal para a Missão de Formação Militar da União Europeia em Moçambique (EUTM MOZ), uma força nacional destacada constituída por um efetivo de 60 militares, desempenhando atividades de formação e treino, aconselhamento e mentoria.
A singela cerimónia de promoção cumpriu a tradição da nossa Armada, sendo as passadeiras com os galões do novo posto passadas por água salgada, significando a dureza da vida no mar, e por vinho espumante, significando a celebração dos bons momentos dados pela camaradagem única dos homens do mar. O ato foi presidido pelo Mission Force Commander (MFCDR), Brigadeiro-general Nuno Lemos Pires.

Filipa Albergaria durante uma ação de formação noturna com o exército moçambicano
Filipa Albergaria tem uma longa experiência em missões de paz, tendo estado no Paquistão (2005), Mediterrâneo (2016) e Moçambique (2019).
A possibilidade de integrar missões humanitárias foi exactamente o que me trouxe para a vida militar porque tudo o que elas me trazem: experiência clínica, amizade transcultural, camaradagem verdadeira e duradoura… e paz”,
Filipa Soares albergaria
Pode ler mais sobre a nossa confreira nos artigos publicados pela revista OPERACIONAL
https://www.operacional.pt/nrp-figueira-da-foz-ruma-ao-mediterraneo-central/

O BGen Nuno Lemos Pires mergulha as passadeiras do posto de CMG em água salgada e em espumante, seguindo a tradição naval das câmaras de oficias dos navios da Armada Portuguesa