Notícias

Confrade Henrique Alexandre da Fonseca Condecorado com a Medalha Militar de São Jorge de 1ª Classe

09/03/2022

Por decisão da exclusiva iniciativa e prerrogativa do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), Alm. António Silva Ribeiro, foi agraciado com a Medalha de São Jorge de 1ª Classe, o VAlm. (Ref.) Henrique Alexandre da Fonseca, nosso prestigiado Confrade e ilustre Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Confraria Marítima – Liga Naval Portuguesa.

Na cerimónia da imposição da Medalha de São Jorge, que decorreu nos aposentos oficiais do CEMGFA, com o protocolo de que o acto foi credor e merecedor, estiveram presentes, para além do CAlm Vizinha Mirones, Chefe de Gabinete do Alm. Silva Ribeiro, e dos oficiais do seu gabinete, a Senhora Dra. Fátima Cabral Sacadura, esposa do VAlm. Henrique Alexandre da Fonseca, e os convidados Cmdt. Orlando Temes de Oliveira, Sr. Luís Miguel Correia e Dr. Eduardo Almeida Faria, pela Revista de Marinha, e pela Confraria Marítima – Liga naval Portuguesa, o Cmdt. Joaquim Bertão Saltão, Presidente do Conselho Consultivo, o Eng. Seixas da Fonseca, Presidente do Conselho Fiscal, e o Cmdt. Joaquim Monteiro Marques, Vice-presidente da Direcção em representação do Presidente, CAlm. António Bossa Dionísio, o qual, por estar de quarentena, não pode estar presente.

No seu discurso que precedeu a atribuição e imposição da Medalha, o Alm. Silva Ribeiro salientou que o homenageado comandou quatro unidades navais e acumulou mais de 23.000 horas de navegação e que terminou a sua longa carreira nas funções de Comandante Naval.

Disse ainda que, como militar tirou o Curso de Estado-Maior no U.S. Naval War College, em Newport, Rhode Island, e os Cursos Geral e Superior no Instituto Superior Naval de Guerra. Fez notar também que o Alm. Alexandre da Fonseca é também licenciado em Ciências Sociais e Políticas pelo ISCSP, Universidade Técnica de Lisboa.

E terminou afirmando que o Vice-almirante Alexandre da Fonseca é membro da Academia de Marinha, da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Cofradía Europea de la Vela, e da Confraria Marítima de Portugal, e que pelo seu percurso, quer militar quer civil, de que destacou a revitalização da Revista de Marinha e a criação da Confraria – Liga Naval Portuguesa, é bem merecedor da condecoração com a Medalha de São Jorge de Primeira Classe.

O VAlm. Henrique Alexandre da Fonseca, num breve discurso agradeceu, com a simplicidade e humildade que são seu apanágio, a distinção ora atribuída, saudando o Alm. Silva Ribeiro e desejando-lhe os maiores sucessos profissionais nas altas responsabilidades do seu cargo, a que acrescentou os votos de boa saúde pessoal e familiar.

A cerimónia foi dada por terminada pelas 1230 Horas do dia 23 de Fevereiro de 2022, tendo o homenageado e a esposa, bem como o representante do Presidente da Confraria – Liga Naval Portuguesa sido convidados a almoçar com S. Exª. o Alm. Silva Ribeiro.

 

A Medalha Militar de São Jorge de 1ªclasse

 

Com a abreviatura MPCSJ, é uma medalha militar portuguesa, criada em 22 de Dezembro de 2000, que se destina a galardoar os militares (oficial general e capitão-de-mar-e-guerra ou coronel) e civis, nacionais ou estrangeiros, que, no âmbito técnico-profissional, revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).