Notícias
04/03/2025
Confraria Marítima – Liga Naval apoia participação dos Cadetes do Mar de Portugal no International Sea Cadet Exchange 2023
14/06/2023

O Cadete do Mar Fuzileiro Afonso Alves Branco Duarte vai representar os Cadetes do Mar de Portugal no próximo encontro internacional de Cadetes do Mar no Reino Unido.
Esta participação foi tornada possível pelo patrocínio da CMP-LNP, atribuído no âmbito dum protocolo de entendimento com o Grupo de Amigos do Museu de Marinha (GAMMA), assinado em 23 de outubro de 2014. Mais concretamente, o protocolo refere-se à colaboração da CMP-LNP com a atividade do Corpo dos Cadetes do Mar, concretamente a atribuição de prémios aos Cadetes do Mar com melhor prestação nas atividades.
Assim, em 2019 foi acordado entre a CMP-LNP e o GAMMA, que esse prémio seria pela primeira vez atribuído em 2023 para subsidiar a deslocação de um Cadete do Mar a um encontro internacional de associações congéneres, tendo sido identificado um montante de 2.250,00€.
Afonso Alves Branco Duarte, foi escolhido por ser o Cadete que mais se destacou durante a formação da Unidade de Cadetes do Mar Fuzileiros, nomeadamente no enquadramento aos mais jovens Cadetes Fuzileiros, na condução de simuladores sobre Missões da Marinha e nas matérias sobre Direito Internacional (a ONU e a NATO).

Afonso Duarte, Cmte. Bellem Ribeiro, SAju FZE Brandão, Dra. Ma. Graça Jorge, Dra. Catulina Guerreiro, SAju FZE Talhadas e CAlm Bossa Dionísio
Complementarmente, revelou, como Cadete Instrutor, um desempenho excecional na formação de jovens de outras Escolas com quem interagiu, promovendo visitas guiadas de divulgação ao Museu de Marinha sobre figuras históricas relevantes e seus feitos, e, participou ainda, como formador no programa do Estado-Maior-General das Forças Armadas designado “Cidadania e Forças Armadas”. No âmbito deste programa foi certificado como Cadete “Voluntário da Defesa”.
Afonso Duarte é também autor de um Roteiro de Visitas para jovens, no Museu de Marinha, intitulado “Almirante Niza – Navios de linha do Império Português de 1800”.
Prevê-se a sua participação no intercâmbio de Cadetes do International Sea Cadet Association, que reabriu inscrições após a pandemia, integrando o United Kingdom International Exchange, entre 5 e 19 de julho de 2023.
Com grande satisfação a Confraria Marítima – Liga Naval Portuguesa dá o seu contributo para esta muito boa causa.
O prémio foi entregue numa cerimónia que teve lugar no Museu de Marinha, pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Confraria Marítima – Liga Naval Portuguesa, Vice-almirante Alexandre da Fonseca, ao cadete premiado, na presença de vários associados do GAMMA e da CMP-LNP.

O confrade Sr. António Peters, fazendo a apresentação do premiado (imagem João Goncalves)
O Corpo de Cadetes do Mar de Portugal
O Mar, foi desde sempre um elemento constante na história de Portugal. Mas, ainda que o País não tivesse alcançado o brilhantismo histórico que o notabilizou no passado, bastaria a nossa localização geográfica e geoestratégica, levando ainda em conta a vastidão da nossa Zona Económica Exclusiva, para nos obrigar a compreender o Mar nos dias de hoje, e a lidar com ele com os conhecimentos e com os meios adequados. Mas como em todas as coisas perigosamente difíceis que se enfrentam, e o Mar é uma delas, é preciso ainda assim tomar-lhe o gosto e o jeito, ou seja, é preciso que haja vocações A vocação marítima, nas suas variadas vertentes, é, pois, uma qualidade valiosa que muito pode ajudar Portugal. E por isso devemos cuidá-la hoje para que dela possamos beneficiar amanhã.
Na sequência de um anterior projeto ao qual o Cte. Bellem Ribeiro (também associado da Associação de Fuzileiros e da Confraria Marítima de Portugal) deu alma e que designou por “A minha Escola adota um Museu”, acabou por ser criado com o seu notável empenhamento, o Corpo de Cadetes do Mar de Portugal (CCM-Pt).
À semelhança de outros 19 países atualmente inseridos na International Sea Cadet Association, o Corpo de Cadetes do Mar de Portugal foi fundado em 2010 sob a tutela do GAMMA (Grupo de Amigos do Museu de Marinha), que conta com o reconhecimento institucional da Armada Portuguesa, condição essencial, como acontece em todos os outros países filiados, sendo o Almirante CEMA o Comandante-Chefe do CCM-Pt, a título honorífico.
O Corpo de Cadetes do Mar de Portugal congrega através do GAMMA o trabalho voluntário de várias associações da sociedade civil vocacionadas para os assuntos e atividades do Mar, contando com o apoio de quatro Instituições do Ensino Superior, com a cooperação, até ao presente, de duas Escolas secundárias em Cascais e em Carcavelos, e da Escola de Marinhas do Sal em Rio Maior. Jovens que frequentam as duas primeiras Escolas constituem uma unidade em Cascais, contando-se com mais duas unidades, que integram os ainda mais jovens, em Rio Maior. Deste modo, o Corpo de Cadetes do Mar de Portugal integra atualmente um total de cerca de 60 elementos distribuídos por 3 unidades.
Os seus atuais elementos contam, designadamente, com o acompanhamento de atividades e de conteúdos por parte do Instituto de Defesa Nacional, com a colaboração do Museu de Marinha e do Museu Militar, com a disponibilidade de meios didáticos por parte do Instituto Hidrográfico e da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, e com o apoio do Instituto de Socorros a Náufragos, ao qual se encontram ligados pelas estações salva-vidas de Cascais, de Peniche e da Nazaré. Levando em conta os conhecimentos adquiridos pelos Cadetes do Mar em cultura de Defesa e em causas do Mar, estes podem ser agraciados com certificados de mérito, com o suporte de algumas das Instituições citadas, uma vez atingido o nível de “jovens guias de museu” (de Marinha ou Militar), “jovem colaborador de estação salva-vidas do I.S.N.”, ou de “jovens auditores de defesa nacional”, entre outros, estando em estudo a possibilidade de visitas a navios e até mesmo de futuros embarques. Uma vez superadas as provas teóricas e práticas, os Cadetes do Mar podem ainda prosseguir para as candidaturas às cartas da Marinha de Recreio e de Radioamador, os certificados de Nadador Salvador, de Socorrista e de Arqueologia Subaquática.
O Reino Unido foi o país fundador do Sea Cadet Corps há 150 anos, e conta hoje com mais de 400 unidades e para cima de 14.000 Cadetes do Mar. Trata-se de uma organização que capta numerosas vocações para as carreiras do Mar, e cuja senioridade secular, lhe conferiu características admiráveis. À semelhança do que acontece no Reino Unido em relação aos “Royal Marines”, está a constituir-se entre nós a primeira unidade de Cadetes do Mar Fuzileiros. Neste sentido foi assinado um protocolo entre a Associação de Fuzileiros e o GAMMA, criando a quarta unidade do Corpo de Cadetes do Mar de Portugal e integrando jovens que têm a particularidade de pretenderem ser futuros candidatos a Fuzileiros.
Uma vez que se trata em Portugal de uma organização em crescimento, que se deseja dilatada a todo o País e que vive apenas dos orçamentos que já existem para as Instituições que os constituem, sendo todas as atividades desempenhadas por voluntários, é muito desejável e fundamental a adesão de elementos da Armada, das Marinhas Mercante, de Pesca ou de Recreio, que habitem nas mais diversas regiões onde seja viável a criação de uma unidade do CCM-Pt, e que na sua situação de reforma ou de disponibilidade pessoal, possam colaborar nas diferentes funções, de acordo com a sua experiência e categoria profissional.
O dia do Corpo de Cadetes do Mar de Portugal é o dia 29 de Abril, escolhido por se relacionar com os 200 anos da recriação pelo Príncipe Regente D. João, da Ordem da Torre e Espada em 1808 após a transferência da Corte de Portugal para o Brasil, em face da ameaça das invasões francesas. Como Ordem de Cavalaria, esta remonta, não obstante, ao reinado de D. Afonso V “o Africano”, e ostenta como divisa, Valor Lealdade e Mérito, virtudes que deverão inspirar os nossos Cadetes do Mar, para que se tornem dignos obreiros de um futuro promissor para o País, qualquer que seja a posição ou a atividade profissional que nele venham a desempenhar.