Notícias

Comandante Cristina Alves Distinguida pela ALUMNI da Escola Náutica

12/11/2020

A nossa confreira Cristina Alves foi distinguida com o prémio CARREIRA da Associação Alumni da Escola Náutica Infante D. Henrique (ENIDH).

Foi no passado dia 14 de outubro, durante a sessão solene de abertura do novo ano letivo da ENIDH, perante uma distinta audiência, numa cerimónia que contou com a presença, entre outras entidades, do Ministro do Mar, Prof. Dr. Ricardo Serrão Santos, Confrade da Confraria Marítima de Portugal – Liga Naval Portuguesa, e do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Dr. Isaltino Morais, no auditório situado neste estabelecimento de ensino superior, que a Associação Alumni entregou os prémios CARREIRA e PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS deste ano, sendo distinguidos respectivamente, Cristina Alves, Comandante da Marinha Mercante e Mário Ferreira, Armador das empresas Douro Azul e Mystic Cruises.

O prémio CARREIRA da Alumni, teve o seu regulamento aprovado em 14 de fevereiro de 2019, sendo atribuído por um júri constituído pelos Alumni, pelo presidente da ENIDH e uma personalidade externa que preside, neste caso o Dr. Luís Palha da Silva.

Prémio-CARREIRA

 

Maria Cristina Farelo V. Alves licenciou-se em 1978 simultaneamente em Arquitetura e no Curso Geral de Pilotagem da ENIDH. Em 1985, em paralelo com extenso tempo de vida no mar, concluiu o curso complementar de pilotagem, que posteriormente complementou com duas pós-graduações em Chartering e Shipping na Cambridge Academy of Transport, em 1990 e 1991 respectivamente.

Entre 1977 e 1987 evidenciou a sua excelência profissional embarcando sucessivamente em navios da CTM, CNN e Portline, tendo em 1992 iniciado uma carreira ascensional na Portline , primeiro como comandante e mais tarde como CEO da Portline Bulking International.

 

A Comandante Cristina Alves, no seu discurso de agradecimento, aproveitou para se dirigir aos atuais alunos da ENIDH, defendendo a meritocracia, apelando aos alunos para que façam pela sua carreira, trabalhando, empenhando-se e sejam responsáveis, lembrando o proverbio francês do séc. 15 – “Aide-toi et le ciel t’aidera”. Por outro lado, lembrando que o sucesso não depende só dos próprios, exortou os alunos a seguirem o lema “à vista do pano se talha a obra”, ou seja, saber ter a flexibilidade e a capacidade de perceber quando algo não está a correr como se deseja e nesse momento ter a coragem de mudar para onde se sintam melhor, não desanimando, e acreditando em si próprios.

A Confraria Marítima de Portugal – Liga Naval Portuguesa orgulha-se dos seus associados, muitos sendo exemplos de cidadania e de vidas dedicadas à gesta marítima portuguesa, como a nossa confreira Cristina Alves, inspiradora das novas gerações de portugueses, que desejamos virados para o Mar.

À Comandante Cristina Alves, enviamos os nossos parabéns e desejamos muitas felicidades pessoais e profissionais.

 

Nota: Caso queiram saber mais sobre a nossa ilustre confreira podem ler aqui o artigo no DN, de 8 ago 2018