Notícias

Jantar Debate no Clube Militar Naval

30/04/2022

Aspeto geral da mesa de jantar no 51º encontro (imagem João Gonçalves)

A Confraria Marítima de Portugal – Liga Naval Portuguesa, subiu ao cesto da gávea, …olhou as nuvens, …olhou o Mar, …estudou as marés e decidiu ser o momento em 2022 de içar velas e navegar rumo à normalidade dos seus peculiares jantares convívio.

Por impossibilidade de recurso ao seu habitual plano de águas de Belém, no restaurante da Associação Naval de Lisboa, optou então por consenso montar o seu campo de confraternização em águas familiares, amigas e parceiras da nossa Confraria, o Clube Militar Naval, local do agrado generalizado para os amantes do Mar, onde a excelência e elegância são despretensiosas. A recepção e a gastronomia elevaram-se ao nível da instituição.

As boas-vindas ficaram a cargo do anfitrião, o Presidente da Direcção, Alm. Bossa Dionísio, que sintetizou aos novos confrades e convidados o espírito “Confraria” e os seus 12 anos de História.

Mas também como, nem só de confraternização são os encontros da nossa CMP-LNP, há sempre um motivo “cultural” apelativo ao convívio, versando um tema alusivo à nossa esfera de actuação, desta vez …e novamente sobre a “Economia do Mar”, cujo orador convidado foi o nosso confrade Dr. José Poças Esteves.

O convívio entre os presentes foi dado início, pelo final da tarde, com umas deliciosas entradas, nas bonitas salas do 1º piso da única moradia sobrevivente da avenida Defensores de Chaves, de estilo arquitectónico resistente, não só pela sua elegância como robustez construtiva, afirmando-se aos olhares dos que passam e a contemplam, mostrando-lhes que felizmente sobrevive e marca a diferença entre as altas jovens edificações que a ladeiam. Motivos mais que suficientes para serem usufruídos pelos confrades que quase dispensavam o programa da ementa que se iria servir no piso superior.

Foi então no piso superior que o mais esperado e solene se realizou, a refeição deixou de ser só complemento para ser uma referência, a sobremesa foi servida com a entronização de quatro novos confrades que se tornaram os “benjamins”, prometendo comungar do sentimento colectivo dos amantes do Mar. Foram eles:

  • Prof. Dra. Helena Margarida Moreira de Oliveira Vieira;
  • Eng. José Luís Pontes Tainha Saramago;
  • Eng. Paulo Bernardes Silva;
  • Oficial da Marinha Mercante André Marques Pereira.

Chegado então o momento de ouvir e dialogar sobre o tema proposto e agendado, o Dr. José Poças Esteves fez a apresentação sobre o “Hypercluster da Economia do Mar”. Após a planificação audiovisual o debate foi aberto e as várias participações terminaram só por que havia necessidade de respeitar horários estabelecidos, mas o entusiasmo e desejo por novo encontro ficou anunciado para o Aquário Vasco da Gama, outra visita que se deseja de agrado global.

Aproveitem as sugestões e embarquem em novos encontros.

Sejam sempre bem-vindos!