Notícias

O presente dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, e o futuro

10/02/2026

Os Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, sob presidência do nosso Confrade Dr. Vítor Caldeirinha, implementaram recentemente um programa de modernização tecnológica, centrado na adjudicação do projeto de execução de um novo DataCenter e num programa de Inteligência Artificial (IA).

Ambas as iniciativas são promovidas em conformidade com a Estratégia Portos 5+, nomeadamente no seu eixo Mais Digitalização e Automação, estando previsto um custo de cerca de 700 mil Euros, e que a construção do do DataCenter se inicie no segundo semestre de 2026.

A caraterística porventura mais importante é o protagonismo assumido pelos recursos humanos das empresas no seu conjunto, e nesse sentido a primeira fase já em curso, e continuada por todo o primeiro semestre do ano, envolve a formação de um grupo piloto de 70 colaboradores, distribuídos por 35 em cada uma das Administrações Portuárias.

Esta primeira fase, essencialmente experimental e prática, assenta na utilização da ferramenta Assistente de IA, Copilot, inserida na atividade quotidiana dos trabalhadores participantes.

Quando em cruzeiro, este instrumento de IA generativa, apoiará tarefas diversas, como a análise célere de informação, respostas a comunicações, programação de agendas, consulta a procedimentos internos, e a elaboração de relatórios.

Simultaneamente será desenvolvido um agente de IA, destinado ao apoio dos diversos serviços online dos portos e das redes sociais, com o propósito de simplificar e clarificar a interação entre os utilizadores e as Autoridades Portuárias.

Concluída a fase de experimentação/adaptação/validação, o projeto seguirá para uma segunda fase, onde as tecnologias de IA serão aplicadas à agilização/automatização/otimização dos procedimentos mais relevantes com impacto nos dois portos, nomeadamente na análise e processamento de licenças e concessões dominiais, lançamento de contratação pública e gestão de faturação.

Por este programa de manifesta melhoria da qualidade do negócio portuário, a Confraria Marítima de Portugal – Liga Naval Portuguesa (CMP-LNP), congratula com grande satisfação o nosso Confrade Dr. Vítor Caldeirinha, e os colaboradores das Administrações dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra.