Notícias

A XXXV Assembleia-Geral da FIDALMAR

09/01/2026

No dia 27 de outubro de 2023, reunida num hotel em Sevilha, a 34.ª Assembleia Geral da Federação Internacional de Ligas e Associações Marítimas e Navais (FIDALMAR) designou Lisboa como o local da próxima Assembleia Geral e a Confraria Marítima de Portugal – Liga Naval Portuguesa (CMP-LNP) como entidade organizadora.

A preparação e organização

A CMP-LNP, ao responsabilizar-se pela organização da 35.ª Assembleia Geral da FIDALMAR, no período de 20 a 24 de outubro de 2025, teve presente a necessidade de incluir no programa eventos que dessem visibilidade ao património marítimo de Portugal e de criar um programa motivador para as instituições participantes e os seus representantes.

De imediato, foi lançado um apelo a empresas privadas e a instituições públicas para que apoiassem a realização deste importante evento em Portugal.

Foi criado um website específico como plataforma de inscrição, e foram editados dois folhetos informativos, um sobre a CMP-LNP e outro sobre a 35.ª AG da FIDALMAR, em suporte digital e físico (papel).

Em 16 de outubro de 2024, o Presidente da República concedeu o seu Alto Patrocínio à organização da 35.ª Assembleia Geral da FIDALMAR.

Foram reunidos os apoios das Câmaras de Lisboa, Oeiras e Cascais, da Marinha Portuguesa, do Turismo de Lisboa, da Lindley, da Vanguard Marine, da Lisnave, do Grupo Mystic Invest, da GS Marítima (Grupo Sousa), da Tecnoveritas, do Grupo ETE, da Fidelidade, da MSC Mediterranean Shipping Company, da Administração do Porto de Lisboa, da blueOASIS, do Hotel Real Palácio e do Grupo Nabeiro.

O Hotel Real Palácio, onde inicialmente ocorreu uma sessão de boas-vindas, foi o local escolhido como base para um vasto programa que incluiu um almoço no Palácio Seixas, com o apoio da Marinha Portuguesa e da Câmara Municipal de Cascais, uma visita guiada ao MUDE – Museu do Design, e uma apresentação sobre a cidade de Lisboa, com o apoio da edilidade da Capital, uma sessão de conferências com almoço no Templo da Poesia, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, uma visita guiada ao Museu de Marinha, um passeio de barco no rio Tejo e um jantar de gala com fado no Hotel Real Palácio.

A Sessão de Boas-vindas

Os vários participantes, nacionais e internacionais, foram recebidos num beberete que decorreu ao final da tarde do dia 20 de outubro, no pátio interior do antigo Palácio Guedes Quinhones, hoje integrado no Hotel Real Palácio, em São Sebastião da Pedreira, Lisboa.

Na ocasião, usaram da palavra o Presidente da FIDALMAR, Dr. Juan Díaz Cano, e o presidente da CMP-LNP, Contra-Almirante António Bossa Dionísio.

As delegações estrangeiras presentes incluíram representantes das ligas e associações filiadas do Chile, da Colômbia, da República Dominicana, de Espanha, do Peru e do Uruguai, para além de Portugal.

As Conferências no Templo da Poesia

Aproveitando a realização da 35.ª AG da FIDALMAR, a CMP-LNP procurou envolver investigadores e empresas nacionais com projetos relevantes em setores que incluíssem a robótica e a inteligência artificial, e outros de importância capital para a Economia do Mar, tendo-os reunido numa sessão de conferências que teve lugar no dia 22 de outubro no auditório do Templo da Poesia, no Parque dos Poetas, em Oeiras.

A dar as boas-vindas esteve o anfitrião, Dr. Pedro Patacho, vereador com os pelouros da Educação, Bibliotecas, Agenda para a Ciência, Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Oeiras, que realçou a importância que Oeiras dá à sua relação com o Mar e, por isso, o empenho da sua Câmara Municipal em apoiar desde o primeiro momento a organização da 35.ª AG da FIDALMAR.

As conferências foram as seguintes:

Do Atlantic Centre – “Atlantic Centre” – Capitão-de-mar-e-guerra Luís Costa Cabral.
O Atlantic Centre, ou Centro do Atlântico, é uma iniciativa portuguesa para promover a paz, a estabilidade e a segurança no Oceano Atlântico, através da cooperação entre países da Europa, África e Américas. O comandante Luís Costa Cabral referiu o vasto trabalho do Atlantic Centre em prol do desenvolvimento de capacidades de defesa no Atlântico enquanto Centro Multilateral de Excelência, congregando especialistas militares e civis oriundos de mais de 27 países da bacia atlântica.

Da Marinha Portuguesa – “Transformação de mentalidade no ambiente marítimo, impulsionada por sistemas não tripulados” – Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulo Gonçalves Simões.
A Marinha Portuguesa, representada pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulo Gonçalves Simões, chefe da Divisão de Inovação e Transformação do Estado-Maior da Armada, deu destaque à transformação de mentalidade no ambiente marítimo, impulsionada por sistemas não tripulados que a Marinha desenvolve através do seu ecossistema de inovação.

Da Lisnave – “A Sustentabilidade da Indústria Naval Europeia” – Eng. Nuno Antunes dos Santos.
O Eng. Nuno dos Santos, CEO da LISNAVE, uma das maiores empresas mundiais de reparação naval, trouxe-nos uma visão sobre a relevância estratégica da Indústria Marítima Europeia e a necessidade que a Europa tem de combater a concorrência desleal de diferentes regiões geográficas do mundo.

Da Mystic Cruises – “Challenges of Expeditions Cruises” – Comandante MM Amadeu Albuquerque.
A Mystic Cruises, um armador português especializado no nicho de mercado dos Cruzeiros de Expedição, trouxe-nos a sua visão sobre o futuro dessa nova forma de viagens marítimas, onde a preocupação ambiental e os cuidados com a interação com o meio ambiente são exigentíssimos, enquanto mostram aos passageiros a importância da preservação do nosso mundo.

Da Vanguard Marine – “A importância do Mar na Defesa” – Eng. José Ignacio Abeijón.
A Vanguard Marine é uma empresa portuguesa de construção naval sediada em Vila Nova de Cerveira e especializada no fabrico de embarcações semirrígidas extremamente robustas. José Ignácio Abeijón, presidente da Vanguard Marine, falou-nos da importância do Mar na defesa, referindo-se à área da OTAN em geral e, em particular, ao caso português.

Da Tecnoveritas – “The Role of Portugal in The Decarbonization Technologies. First Results” – Dr. Jorge Antunes.
O Dr. Jorge Antunes é CEO da Tecnoveritas, empresa reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho inovador e pelo desenvolvimento de soluções para otimizar o desempenho de frotas e reduzir o consumo de combustível e as emissões, como o sistema de monitorização VEEO e um sistema inline baseado na tecnologia dos ultrassons que processa combustíveis e água, produzindo emulsões de combustível e água otimizadas para a carga do motor, aumentando a eficiência do combustível e reduzindo as emissões e a manutenção de emulsão de água no combustível, denominado ENERMULSION. Na sua apresentação, compreendemos as dificuldades resultantes das regras impostas pela legislação europeia para a redução da poluição dos navios, bem como as várias tecnologias e soluções disponíveis para ajudar os armadores a cumprirem as metas definidas pelos legisladores.

Do Grupo Sousa – “Shipping. ESG challenges and opportunities” – Capitão-de-Mar-e-Guerra Pedro Amaral Frazão.
Ouvimos de seguida o Comandante Pedro Frazão do Grupo Sousa, atualmente o único armador português que integra a lista dos 100 maiores armadores do mundo, tendo a maior e mais recente frota de navios porta-contentores de armadores portugueses. Pedro Frazão falou-nos sobre os desafios e oportunidades ESG (Environment, Social, Governance) que se colocam ao transporte marítimo. Em particular, apresentou-nos os casos da Porto Santo Line e da GS Lines, nomeadamente o calendário da modernização dos navios que compõem aquelas frotas.

Do Grupo Lindley – “Marinas do Futuro: perspectiva da infraestrutura no panorama da sustentabilidade” – Dr. Pedro Vieira.
As marinas são portos de recreio e infraestruturas que proporcionam serviços específicos para atividades náuticas e de lazer. Um mundo bem conhecido do Grupo Lindley, cujo diretor comercial, Dr. Pedro Vieira, nos trouxe uma visão sobre as marinas do futuro, numa perspectiva da infraestrutura no panorama da sustentabilidade.

Da Sun Concept – “Embarcações de Recreio de Operação Sustentável” – Dr. Manuel Costa Braz.
Seguiu-se o Dr. Manuel Costa Braz, CEO da Sun Concept, empresa de construção naval sediada em Setúbal, que nos falou sobre a construção de barcos solares em Portugal. Os barcos solares, de propulsão exclusivamente elétrica, trazem inúmeras vantagens, em especial para a navegação em zonas ambientalmente sensíveis, porque têm zero emissões, a sua fonte de energia é limpa e conduzem a uma navegação silenciosa, sem ondulação significativa devido à sua baixa velocidade e ao desenho dos seus cascos.

Da blueOASIS – “DTOs: Digital Twins of the Ocean” – Prof. Dr. Eng. Guilherme Beleza Vaz.
Por último, sobre os Gémeos Digitais do Oceano (DTOs, na sigla em inglês), ouvimos o Prof. Dr. Guilherme Beleza Vaz. Estas réplicas virtuais e interativas do oceano real e dos seus processos, criadas a partir de vastas quantidades de dados e tecnologias de computação avançadas, são hoje uma ferramenta poderosa para a previsão e solução de desafios relacionados com o oceano, como as alterações climáticas, a poluição e a utilização sustentável dos recursos marinhos, mas também para soluções no âmbito da defesa. Guilherme Beleza Vaz é fundador e CEO da empresa portuguesa blueOASIS, uma empresa de investigação e desenvolvimento que, utilizando abordagens da Indústria 4.0 (como a inteligência artificial, a robótica e os sensores), procura soluções sustentáveis e inovadoras para o ambiente marinho e para a economia azul.

O Jantar de Gala

Encerrando o programa das atividades complementares da 35.ª AG da FIDALMAR, realizou-se um jantar de gala no salão D. Sancho do Hotel Real Palácio, tendo como convidado de honra o Contra-almirante Nuno Sardinha Monteiro, Chefe do Gabinete do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada Portuguesa.
O jantar iniciou-se com o hino nacional, interpretado por um sexteto da Banda da Armada, que abriu o evento com enorme dignidade.

Seguiu-se uma cerimónia de entrega de condecorações em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por algumas personalidades em prol da FIDALMAR.

O jantar terminou com a atuação da compositora e intérprete fadista Maria Ana Bobone ao piano, acompanhada à guitarra portuguesa por Bruno Mira.

A reunião dos chefes das delegações

Na manhã do dia 24 de outubro, os chefes das delegações reuniram-se na sala D. Maria, no Hotel Real Palácio. Estiveram presentes:

  • Almte. Edmundo González Robles – Presidente da Liga Naval de Chile
  • V/Almte. Luis Hernán Espejos Segura – Presidente da Liga Naval de Colômbia
  • D. Milton Lahoz – Presidente da Liga Naval Dominicana
  • Dr. Juan Díaz Cano – Presidente da Real Liga Naval de Espanha e Presidente Pro Tempore da FIDALMAR
  • V/Almte. Silvio Alva – Presidente da Asociación Nacional Pro Marina de Perú
  • C/Almte. António José Bossa Dionísio – Presidente da Liga Naval de Portugal
  • D. Fernando Colombo – Presidente da Liga Marítima do Uruguai

Esta foi uma reunião muito produtiva que tomou decisões importantes para o futuro da FIDALMAR.

Conclusões

A FIDALMAR surgiu como resposta ao sentimento comum de homens visionários que decidiram unir forças para trabalhar pelo e para o Mar, a partir das organizações existentes em cada um dos países.
Em novembro de 1977, estes homens decidiram ficar confederados em torno de uma visão comum, criando e mantendo laços de solidariedade entre os povos para a defesa do património marítimo da Humanidade, promovendo a aproximação e o entendimento internacional relativamente aos interesses marítimos comuns, reconhecendo assim a importância que o Mar tem na vida dos povos.

A organização da 35.ª Assembleia Geral da FIDALMAR incluiu um vasto e ambicioso programa de promoção cultural, técnica e científica de Portugal, centrado no tema Mar, que proporcionou às delegações internacionais um conhecimento alargado sobre o passado, presente e futuro do Portugal Marítimo.
Para o sucesso deste evento, muito contribuíram os apoios recebidos, sendo de realçar o Alto Patrocínio do Presidente da República, os apoios institucionais da Marinha Portuguesa e das edilidades da Região de Lisboa: Cascais, Lisboa e Oeiras.

Destaque especial também para os apoios da Associação Turismo de Lisboa Visitors & Convention Bureau e das empresas Grupo Lindley, Vanguard Marine SA, LISNAVE Estaleiros Navais SA, Grupo Mystic Invest, Grupo Sousa, Grupo ETE, Tecnoveritas SA, Fidelidade Seguros, APL SA e blueOASIS SA.

Nesta assembleia geral participaram sete delegações associadas da FIDALMAR: do Chile, da Colômbia, da República Dominicana, de Espanha, do Peru, do Uruguai e de Portugal. Acresce um representante do México e 2 representantes da Cofradía Europea de la Vela. No total, participaram 136 pessoas, sendo 55 estrangeiros e 81 portugueses.

A Confraria Marítima de Portugal – Liga Naval Portuguesa e a Federação Internacional das Ligas e Associações Marítimas e Navais, através dos seus presidentes, respetivamente, Contra-almirante António Bossa Dionísio e Eng. Juan Díaz Cano, agradecem todos os apoios recebidos.