Notícias

Mathias Terner lidera cooperação de empresas portuguesas na 37ª Edição da Copa América 2024, Patrocinada pela Louis Vuitton

06/09/2024

Imagem Martin Kerusore - OERT

Imagem Martin Keruzore-OERT

A prestigiada Copa América 2024, na sua 37ª edição, patrocinada pela conceituada marca Louis Vuitton, contará pela primeira vez com a significativa participação de várias empresas portuguesas como fornecedoras oficiais, e consultores, destacando o crescente reconhecimento internacional do talento e inovação dos  portugueses. Esta cooperação foi organizada pela Terner Maritime Lda, sob a direção de Mathias Terner, membro da Confraria Marítima e da Liga Naval Portuguesa.

Participação Portuguesa em Destaque

Entre as empresas participantes, destacam-se a Searibs, a Suzuki e a Ullman Dynamics. A Searibs, que produz embarcações semi-rígidas e celebra este ano o seu 20º aniversário, foi escolhida entre muitas outras marcas pelo seu know-how na construção de semi-rígidas robustas. Recentemente, a Searibs entregou quatro embarcações à GNR UCC no âmbito de um projeto da UE para reforçar o controlo costeiro em águas territoriais portuguesas. As embarcações da Searibs, sediada em Viana do Castelo, foram desenhadas e estudadas para atingir altas velocidades, na casa dos 60+ nós, garantindo o desempenho necessário para a Copa América. A Suzuki, consagrada marca de motores fora de borda, contribuirá com a sua avançada tecnologia, enquanto a Ullman Dynamics, representada pela Terner Maritime Lda em Portugal, é líder mundial em tecnologia de absorção de choques e foi responsável pelo estudo ergonômico dos cockpits das embarcações, garantindo a melhor performance dos chase boats (barcos técnicos de acompanhamento).

Apoio e Patrocínio de Peso

Com o patrocínio da Louis Vuitton, a Copa América 2024, promete ser um evento de grande sofisticação e prestígio, reunindo o melhor das competições náuticas com um toque de elegância e estilo. A participação das empresas portuguesas neste cenário não só reforça a excelência do país em diversos setores, mas também proporciona uma plataforma para fortalecer relações comerciais e culturais a nível global.

Apoio à Equipa Orient Express Racing Team

As embarcações semi-rígidas de 7,6 a 15 metros de comprimento serão fornecidas à equipa francesa Orient Express Racing Team (OERT), o mais recente desafiante desta 37ª edição. Após um ano de negociações e avaliações técnicas, as empresas portuguesas estão a apoiar esta equipa, que conta com o patronato do presidente francês Emmanuel Macron e é patrocinada, entre outros, pela cadeia de hotéis ALL – ACCOR, pela Alpine ( F1 da Renault) e pela L’Oreal.

Os veleiros que competem na Copa América atingem velocidades de até 55 nós, graças a um sofisticado sistema de foils (asas) que reduz drasticamente o atrito e permite grandes velocidades.

Interrogado sobre como foram elaboradas as características das embarcações Searibs e como foi o processo de construção, o responsável técnico da equipa OERT, Louis Viat, mencionou que jamais teria esperado tal flexibilidade e rápida capacidade de resposta da parte do estaleiro português.

Valorização da Indústria Naval Portuguesa

A presença das empresas portuguesas na Copa América 2024 reforça a necessidade de aposta na indústria naval portuguesa e na sua capacidade de inovação, especialmente num contexto económico desafiante. Portugal tem uma longa tradição na construção náutica, sendo um dos países pioneiros na Era dos Descobrimentos. Esta herança histórica é acompanhada pela coragem e visão que definem os empresários portugueses de hoje, que continuam a inovar e a competir no cenário internacional.

Expectativas e Oportunidades

“A presença de empresas portuguesas na Copa América 2024 é uma prova do nosso compromisso com a excelência e a inovação. Esta é uma oportunidade única para mostrarmos ao mundo a nossa capacidade de competir ao mais alto nível,” afirmou Mathias Terner, diretor da Terner Maritime Lda.

Sustentabilidade e Inovação

Muitas das empresas portuguesas participantes são reconhecidas por suas práticas sustentáveis e soluções inovadoras, alinhando-se perfeitamente com os valores promovidos pela Louis Vuitton e pela própria Copa América. Desde produtos ecológicos até tecnologias de ponta, Portugal apresenta-se como um líder em práticas responsáveis e avanços tecnológicos. Podemos desde já adiantar que as empresas portuguesas envolvidas já estão a trabalhar na concepção de novos modelos de embarcações com motores a hidrogénio para a 38ª edição da Copa América.

Edição Especial Limitada

A marca Searibs também anunciou que estará disponível uma edição especial limitada de embarcações semi-rígidas Searibs, equipadas com motores Suzuki e assentos Ullman. Estas embarcações serão comercializadas sob a denominação: Orient Express Racing Team -37ª Louis Vuitton America’s Cup e sobe licença do prestigiado: Club Nautique de Saint Tropez.

Publicação de Artigo e Registo Fotográfico

Posteriormente, será publicado um artigo detalhado sobre o processo de construção das embarcações destinadas à OERT, acompanhado de um registo fotográfico que documentará todas as etapas do projeto e a entrega das embarcações em Barcelona.

Sobre a Copa América

A Copa América é a mais antiga competição internacional de vela e uma das mais prestigiadas do mundo. Com uma história rica e repleta de momentos icónicos, a 37ª edição promete ser mais um capítulo emocionante desta lendária competição, que se irá realizar entre agosto e outobro de 2024.